segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

HISTÓRIAS DA BOLA !!!


QUEEN ( RAINHA ) COM UMA LETRA "E" SOMENTE, SÓ NO BRASIL


       Em 1968, a Rainha Elizabeth II realizou uma série de visitas à América do Sul para estreitar os laços da Inglaterra com nosso continente. Aqui no Brasil ela passou 11 dias, e visitou cinco cidades: Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dentre os eventos que participou, os mais importantes foram a inauguração da sede atual do MASP, na Avenida Paulista, e a cerimônia que inaugurou a construção da ponte Rio-Niterói.

       Mas a Rainha não poderia, no "País do Futebol", e não assistir a uma exibição do " Rei do futebol" de perto, no Maracanã. O jogo que ela viu foi entre a seleção de São Paulo contra a seleção do Rio de Janeiro, uma disputa comum na década de 1960. E, como não poderia deixar de acontecer, tínhamos que cometer uma grande gafe, e receber "corneta" de toda a grande imprensa mundial.

       Antes do jogo, a Banda dos Fuzileiros Navais fez uma apresentação para a Rainha, executando o hino da Inglaterra, "Deus Salve a Rainha", ou "God save the Queen" com os músicos, formando a frase em inglês. Tudo ia muito bem e era aplaudido pela soberana inglesa, comedidamente, com a fleuma britânica recomenda. Mas, ao ver a formação final dos fuzileiros, Elizabet II não conseguiu disfarçar e, de canto de boca, deu um sorrido bem discreto, ao ver a gafe cometida: A palavra "Queen", rainha, estava formada com uma letra "E" somente, e ai, já era tarde. Nem que o mestre do cerimonial fosse o "The Flash" teria dado tempo de corrigir a falha.

       É nisso que dá. Por que não simplificaram e se limitaram a escrever em português, pô ? Não se tem notícia sobre o destino do cerimonialista, mas, com certeza, o presidente do Brasil naqueles "Anos de Chumbo", e que neste, 1968, especificamente era Arthur Costa e Silva, gaúcho da Taquari, que estava ao lado da rainha, não deve ter ficado nem um pouco contente com a "cagada".

        E sobre o jogo, assistido pela Rainha da Inglaterra, país que detinha o título mundial, na Copa disputada na própria Inglaterra, dois anos antes, naquele 10 de novembro de 1968, os Cariocas venceram por 3 x 2, com o nosso Rei, Pelé, marcando um dos gols do escrete paulista.

        Queen com uma letra "E" só, foi um fiasco, convenhamos, mas não tão grande como a nossa seleção deu na Copa do Mundo, dois anos anos, com uma eliminação sumária, na 1a. fase, com derrotas para Hungria e Portugal, e apenas uma magra vitória sobre a inexpressiva Bulgária. Perto daquela "fiasqueira", essa até que não era nada. Mas que pegou mal também, pegou.



Rogério Bohlke


OFERECIMENTO:

-MASAL INDÚSTRIA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

-PARARIA E CONFEITARIA ANDRADAS

E

-CONSERVAS ODERICH

Nenhum comentário:

Postar um comentário